Campanha Papel por Alimentos

O que é a Campanha "Papel por Alimentos"?

A Campanha "Papel por Alimentos" é uma acção promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados.

O valor obtido pela venda do papel a operadores de resíduos certificados, é convertido pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares em produtos alimentares básicos para distribuir localmente.

A Campanha "Papel por Alimentos" integra-se num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e no mundo e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor. É uma oportunidade para que, com um pequeno gesto, cada pessoa possa desempenhar um papel essencial na luta contra a fome, contribuindo ao mesmo tempo para a proteção do ambiente e da natureza.

Pretende ainda incentivar o voluntariado, envolvendo Instituições que diariamente se abastecem nos Bancos Alimentares, dando-lhes oportunidade de terem um papel activo no processo: entregam papel no Banco Alimentar ao recolherem os alimentos doados. São mobilizados também todas as pessoas e entidades que se queiram associar, nomeadamente, empresas, condomínios, a administração pública e local.

Como posso participar?

Pode participar doando papel, livros, jornais, etc. no Banco Alimentar mais próximo ou promovendo uma campanha de angariação de papel na sua família, amigos, escola, empresa.  Para além dos particulares, podem participar: escolas, universidades, instituições, empresas, administração pública, etc.

Todas as doações de papel são aceites.

Que tipo de papel é aceite?

Pode ser entregue todo o tipo de papel:

Jornais/revistas
Livros e manuais escolares
Fotocópias/Papel de rascunho
Impressos e folhetos publicitários
Envelopes
Papel de fax
Papéis timbrados
Arquivos mortos

Onde posso entregar o papel?

No Banco Alimentar Contra a Fome mais próximo.

Numa das instituições que participam sendo ponto de recolha, multiplicando-se desta forma os locais de entrega e dinamizando redes de solidariedade, já que o papel poderá ser veículo para outro tipo de relações que se possam estabelecer. As instituições trazem o papel recolhido quando vêm levantar os produtos ao Banco Alimentar.

A Campanha "Papel por Alimentos" contribui para a concretização de 5 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: