Federação Europeia de Bancos Alimentares
A Federação Europeia dos Bancos Alimentares congrega hoje os Bancos Alimentares de 25 países europeus, sendo um ecosistema solidário que em conjunto contribui para a distribuição diária de mais de 2 milhões de refeições, ajudando 6 milhões de pessoas por dia. Tem estreita ligação à Global Food Banking Network.
A Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA) foi criada em 1986 por Bernard Dandrel e André Hubert que, liderando Bancos Alimentares em França e na Bélgica, perceberam a vantagem de constituir um organismo único e organizado que representasse os Bancos Alimentares a nível europeu.
Portugal foi o 5º país a criar um Banco Alimentar, em Lisboa, em 1991, sendo reconhecido como membro pela FEBA, após a Itália e Espanha. Integrou o Conselho de Administração da FEBA durante mais de duas décadas, enquanto esta entidade teve sede em Paris, contribuindo com o modelo de gestão estruturado em Portugal e replicado hoje em muitos países.
Em 2019, a sede da FEBA deslocou-se para Bruxelas, dando lugar a uma nova entidade de direito belga e com apoios da Comissão Europeia.
Para mais informação: https://www.eurofoodbank.org/en/mission-vision-values