Notícias

O valor de um gesto no combate à fome

2015-11-25

Nova Campanha de Recolha de Alimentos dos Bancos Alimentares
É já no próximo dia 28 e 29 de novembro que os Bancos Alimentares promovem mais uma Campanha de Recolha de Alimentos a nível nacional. Com a participação de mais de 42 mil voluntários, a iniciativa volta a apelar à solidariedade de todos os portugueses, reforçando a importância da doação de alimentos e o valor do gesto da partilha no combate à fome.
#1alimento1sorriso
“A sua ajuda é enorme por mais pequena que seja a sua contribuição” constitui a ideia-forte da campanha, interpelando de uma forma simples para o sentido mais puro de grande ação de apelo à solidariedade que os portugueses conhecem bem: um só alimento faz uma grande diferença, existindo um efeito multiplicador de todos os donativos.

Saiba mais »

Audiência do Papa Francisco aos Bancos Alimentares - Vaticano, 03/10/2015

2015-10-06

O Papa Francisco recebeu no dia 3 de Outubro, no Vaticano, membros dos Bancos Alimentares, numa audiência concedida por ocasião do 25º aniversário da Fundação Italiana de BAs.

Texto do discurso em anexo. 

Saiba mais »

Campanha de Solidariedade - Graças a muitos Fazemos Sorrir quem mais precisa

2015-09-27

Entre os dias 25 de Setembro e 12 de Outubro, vai decorrer a Campanha de angariação de fundos “Graças a muitos Fazemos Sorrir quem mais precisa", uma iniciativa que resulta da parceria entre o Grupo Ibersol, maior Grupo de restauração moderna em Portugal, e a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome. 

Saiba mais »

PRA-TØ – Reconhecimento de Práticas e Atos pelo Desperdício Alimentar Zero

2015-07-17

Bancos Alimentares distinguidos âmbito da iniciativa "Selo de Reconhecimento de Práticas e Atos pelo Desperdício Alimentar Zero - PRATØ, iniciativa promovida pela Secretária de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, cuja como missão é distinguir a implementação de políticas e modelos de boa gestão no combate ao desperdício alimentar (categorias Iniciativa de Mobilização e Voluntariado).

Saiba mais »

Doar produtos agrícolas que seriam desperdiçados é agora mais fácil através do portal Dar e Receber.pt

2015-07-14

• Lutar contra o desperdício de produtos agrícolas e facilitar a doação a quem precisa de ajuda para se alimentar;
• Tirar partido da comunicação online para incentivar a partilha de produtos que ficariam na terra;
• O portal Dar e Receber tem mais de 4.200 instituições inscritas e 31.900 voluntários que se oferecem para dar resposta aos pedidos de ajuda, disponibilizando tempo e competências.

Um novo site possibilita agora a doação online de produtos agrícolas excedentários, tanto por agricultores, como por particulares que os tenham e queiram partilhar com instituições sociais, para que sejam aproveitados, fruto do protocolo de colaboração entre a ENTRAJUDA, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e do Ministro da Solidariedade Social, do Emprego e da Segurança Social, Pedro Mota Soares. 

Saiba mais »
A procurar...
BA AbrantesBA AlgarveBA AveiroBA BejaBA BragaBA Castelo BrancoBA CoimbraBA Cova da BeiraBA ÉvoraBA Leiria-FátimaBA LisboaBA MadeiraBA OesteBA PortalegreBA PortoBA SantarémBA São MiguelBA SetúbalBA TerceiraBA Viana do CasteloBA Viseu

Sob o mote “Partilhar sabe bem”, Bancos Alimentares em nova campanha de recolha de alimentos

Sob o mote “Partilhar sabe bem” arranca no próximo fim de semana, 3 de dezembro, mais uma campanha de recolha de alimentos, promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome.

O objetivo é simples: incentivar a partilha para levar comida a quem mais precisa. Veja o filme

Esta ação solidária já bem conhecida dos portugueses, é a 50ª campanha promovida pelos Bancos Alimentares, que comemoram este ano 25 anos. 42 mil voluntários em mais de 2 mil super e hipermercados, vão convidar quem vai às compras a partilhar alimentos com quem precisa de ajuda. A campanha prolonga-se até 11 de Dezembro na internet.

Saiba mais »

Bancos Alimentares voltam a apelar à solidariedade a 28 e 29 de maio.

Sob o mote “Partilhar sabe bem”

Bancos Alimentares voltam a apelar à solidariedade com nova Campanha de Recolha de alimentos a 28 e 29 de maio.
• Campanha reúne 43.000 voluntários, 2.630 instituições parceiras e 21 bancos alimentares;
• Mais de 426.000 pessoas apoiadas pelos Bancos Alimentares;
• 25 anos a levar comida a quem mais precisa;

Os Bancos Alimentares contra a Fome realizam no fim-de-semana, nos dias 28 e 29 de maio, mais uma Campanha de Recolha de Alimentos com o objetivo de levar comida a quem mais precisa e, desta forma, contribuir para inverter o cenário de carência alimentar que continua a afetar muitos cidadãos e famílias. Também disponível online no site www.alimentestaideia.net

Saiba mais »
mais notícias »